Síndrome que afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo, o autismo é um transtorno que prejudica a comunicação e a interação de seus portadores em vários graus. Por iniciativa minha, a data é celebrada também em nossa cidade, e mais do que isso: Indaiatuba esteve na vanguarda da consolidação de alguns direitos só agora reconhecidos pelos demais municípios e até pelo Congresso Nacional, que só recentemente votou, aprovou e sancionou a chamada Lei Romeo Mion, que deve assegurar aos autistas atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nos setores de educação, saúde e assistência social. 

Por aqui, destaco as seguintes Leis, de minha autoria:

 

1 -- Lei 6.732/2017, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos a “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista”;

2 -- Lei 7.050/2018, que concede às pessoas com o transtorno o direito de utilizar as vagas reservadas para os deficientes;

3 -- Lei 7.105/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação do questionário M-Chat nas Unidades Básicas de Saúde.

  

Todas essas leis e mais inúmeras indicações, convém ressaltar, foram aprovadas por unanimidade na Câmara Municipal e sancionadas ou atendidas de pronto pelo nosso prefeito Nilson Gaspar. Quer dizer: não há quem não esteja sensível à questão dos autistas e à atenção que lhes é devida pelos pais (lembrando que muitas mães não podem trabalhar externamente), pelo Poder Público (assegurando-lhes o indispensável suporte nas escolas e nas unidades de saúde) e por toda a sociedade, rompendo o cruel preconceito e apoiando todas as ações que visam integrá-los no mercado de trabalho e no convívio social. Esta tem de ser uma luta de todos nós. Da minha parte, tenho orgulho de ter colocado Indaiatuba na vanguarda dessas discussões. Que Deus abençoe a todos! Bora espalhar a importância desta da data de hoje, 2 de Abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Quer fazer parte deste projeto ? 

Queremos saber como você pode contribuir e como deseja fazer parte: